A Fábrica São Luiz

Inaugurada em 1869, quando se iniciava a produção de tecidos de algodão no Brasil, era uma pequena fábrica com 24 teares e 1.000 fusos. A maquinaria veio da América do Norte, desembarcou no Porto de Santos, e dali seguiu para Jundiaí pela São Paulo Railway Company, e deste ponto até Itu o transporte foi feito em carros de bois, o que durou três dias.

A Fábrica de Tecidos São Luiz foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil e funcionou por 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. Tombada pelo Patrimônio Histórico, vem sendo restaurada desde 1997.

Atualmente, a Fábrica São Luiz é um grande complexo cultural e turístico para eventos e encontros. Feira de Antiguidades, Exposição de Orquídeas, eventos natalinos, bazares e outros eventos culturais e sociais fazem parte da programação anual do local.​

Fundada em 1869, a Fábrica de Tecidos São Luíz foi a primeira indústria a vapor do Estado de São Paulo.Sua construção partiu da iniciativa de quatro empresários liderados pelo Coronel Luiz Antonio de Anhaia e a quantia de 60 contos de réis, elevados, logo em seguida, a 100 contos de réis.

Em janeiro de 1888, foi vendida ao Sr. Paulino Pacheco Jordão, perdurando sua propriedade, na mesma família, desde então.

A Fábrica de Tecidos São Luíz funcionou ininterruptamente até o ano de 1982, quando encerrou suas atividades ante a impossibilidade de se dar continuidade à indústria a vapor. Os teares e outros maquinários vieram dos Estados Unidos, juntamente com a planta do imóvel e os componentes da caldeira vieram da Inglaterra. A grande caldeira chegou em 1866, três anos antes da fundação da Fábrica.

Interessante aqui transcrever as impressões de Elyziario Castanho, quando ele, ainda menino, viu passar a caldeira pelo sítio de seu avô, em seu livro “Scenas da Abolição”:

“certo ponto adiante, à beira de um córrego, achava-se encalhado um grande carro de quatros rodas de largas sapatas de ferro, que conduzia um, para aqueles tempos, enorme vapor, que ia servir na cidade para mover a primeira fabrica de fiação e tecidos que na provincia estava sendo montada.

Dias depois, estando eu, com a família já alli (em Itú) installado, deu entrada na cidade, todo enfeitado, o carro com o vapor, puxado por dez juntas de bois escolhidos, de chifres ornados com largas fitas de seda de cores variegadas sendo recebido festivamente com musica, flores, etc. etc. Houve banquetem com uma grande variedade de excellentes doces, mas sem nenhuma champanha nem nenhum outro alcool, que não era costume embebedarem-se os bons paulistas daquelles tempos, como forem os degenerados de hoje que lhes deshonram o nome nos festins dos encasacados, (…)”

A Fábrica São Luíz contava com consultório médico e dentário para os funcionários e creche para os filhos, posto que 70% de sua mão de obra era essencialmente feminina.

Patrimônio Histórico tombado pelo CONDEPHHAT e IPHAN, o prédio vem sendo restaurado pelos proprietários, com aprovação daqueles Órgãos, desde 1997

VISITA MONITORADA

Oferecemos visitas monitoradas pela Fábrica, apresentando toda a história da Fábrica e como foi a interação com diversos aspectos que o Brasil passou por mais de 100 anos de história.

Ideal para escolas, para presenciar na prática o que foi estudado nos livros, um pedaço da história do Brasil para ser apreciada.